Fotos

Esta exposição propõe uma grande viagem carioca em que o espectador poderá reconhecer entre as imagens alguns ícones da cidade, como o famoso Cristo do Corcovado, o Convento de São Bento, o Parque Lage ou a Escada Selarón, na Lapa, ao mesmo tempo em que fará o público quebrar a cabeça na tentativa de identificar certos detalhes de monumentos menos conhecidos dos grandes circuitos turísticos, como a escadaria da Biblioteca Nacional, o Ministério da Fazenda ou o Automóvel Clube. Algumas imagens se tornam grandes caleidoscópios vertiginosos que se transformam às vezes em grandes máscaras mágicas que homenageiam sutilmente o astral da Cidade Maravilhosa.

Marc Pottier – Curador

 

Tempestade de Reais 150X250cm CAT II

Leia mais

Cristo 9 80x80cm CAT VI

Leia mais

Cristo 8 80x80cm CAT VI

Leia mais

Guanabara, 150x250cm CAT II

Leia mais

Sao Bento

O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro foi fundado por monges beneditinos vindos da Bahia em 1590. As pedras utilizadas como matéria-prima foram provenientes do Morro da Viúva, no atual bairro do Flamengo

Leia mais

Oscilação

O atordoamento… Enrolar-se nos braços torcidos de uma Shiva cintilante que reina sobre o impaciente novo mundo, abraçando as lembranças de ruínas insolentes… Sob o impulso místico, cedemos ao ritual secular do jato de peças. No Rio, divagamos a cada curva.

Leia mais

Hiper-Atlântida

O homem escreve na areia. Isto me convém; o desaparecimento não me contraria, na maré baixa eu recomeço. »

Leia mais

HiperReal

Símbolo de uma nova era econômica, o real flutua num desenvolvimento indefinível do Brasil. Assim, as notas e moedas “reais” voam sob o domínio do turbilhão inflacionário.

Leia mais

Citadella Maravilhosa

Cidadela Maravilhosa 1Andar à toa, percorrer as calçadas de motivos sinuosos e lúdicos, descobrir os tesouros da arquitetura como a fortaleza militar. Aqui, tudo e nada é sério ao mesmo tempo. Tudo é normal ou anormal. Apenas uma calçada separa o exército e a praia.

Leia mais

Veduta RJ2

Veduta RJ2 No Rio nós podemos ver e viver tudo. Mar e montanhas, natureza e urbanização, casas barrocas e arranha-céus modernos convivem alegremente. Uma diversidade encantada onde o cartão-postal ganha todas as formas.

Leia mais

Veduta RJ1

Entre tradição e modernidade, imobilidade e vitalidade, está o Rio de Janeiro: capital do Brasil e de contrastes. Cada camada é uma tendência brasileira, positiva ou negativa. As disparidades e encantos da cidade participam na construção do charme carioca, essência que eu registro nesta imagem forjada a partir de mil referências que traduzem meu olhar surpreso e completamente seduzido pelo Rio.

Leia mais

Joia Memória

Preciosidade arquitetural da grande época imperial portuguesa, o Automóvel Clube inscreve na pedra a pompa esquecida do império colonial português. Esta velha senhora nostálgica, enfeitada com uma máscara desencantada, persiste e ainda hoje brilha como fogo. Embaixo da anágua feita de uma glória inconsciente, o Rio cresceu.

Leia mais

Longue Histoire 150x250cm

Leia mais

Brazil

Leia mais

Gabriella 150 x 250cm

Que vista! Que privilégio! Que suntuosidade do senhor Henrique Lage para sua esposa, Gabriella Bezanzoni. Ao visitar o Parque Lage, eu também me rendi ao charme ao imaginar notas e reminiscências perdidas da cantora lírica feita prisioneira, que escapavam pelos corredores.

Leia mais

Selarón 150 x 250cm

Olá, amigo Selarón, guardião dos intermináveis caminhos entre a Lapa e Santa Teresa, que coleta e organiza os milhares de azulejos. Esta tentativa obsessiva de conservação se encontra em evidente ressonância com minha hiperfotografia.

Leia mais

Gabinete – 3 x 150x100cm

Em 2015, o Real Gabinete Português de Leitura está a completar 178 anos de existência. É a associação mais antiga criada pelos portugueses do Brasil após a independência de 1822. A sua sede, construída em estilo neomanuelino e que foi inaugurada pela Princesa Isabel em 1887, guarda cerca de 350.000 volumes (milhares de obras raras). Esse acervo maravilhoso está disponível a qualquer um do povo, pois o Real Gabinete é uma biblioteca pública. O Real Gabinete funciona como centro de estudos e um polo de pesquisas literárias, dirigido e freqüentado por professores universitários. Entre as obras raras do Real Gabinete figura um exemplar da edição princeps de “Os Lusíadas”, de 1572. Também possui em seu espólio o manuscrito do Amor de Perdição, obra do escritor português Camilo Castelo Branco.

Leia mais

NiMac 140 x 200cm

As proezas da arquitetura de Oscar Niemeyer chamaram a atenção do mundo sobre as “águas profundas” de Niterói. O MAC mira a cidade e ganha o olhar do mundo chamando a atenção para esse pedaço de paraíso que se mostra às vezes orgânico e futurista.

Leia mais

HiperComunidade 150 x 250cm

No coração deste oceano de habitações que se acumulam, podemos ler nas portas: « Viver na favela é uma arte. Ninguém rouba. Ninguém escuta. Ninguém se perde. Manda quem pode. Obedece quem tem juízo. » Provérbio brasileiro.

Leia mais

Espoir 22

Leia mais

Cristo 3

Leia mais

Batisseurs

Leia mais

Kalei Rio

Leia mais

Historias

Leia mais

Vermelho

Leia mais

Voyages Extraordinaires

Leia mais