Exposição

18 AGO – 20 SET

No contexto das celebrações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, o Museu Histórico Nacional inaugura no dia 18 de agosto, a exposição “Hiperfoto-Rio”, do fotógrafo francês Jean François Rauzier. A mostra apresenta 31 imagens deslumbrantes de paisagens, da arquitetura e ambientes do Rio de Janeiro elaboradas através de uma técnica autoral jamais antes vista.

Além das hiperfotos o vídeo “City Never Sleeps” 2015 – um video teaser de 60s sobre uma hiperfoto de 1km, uma travessia de nova York, também compões a mostra. A exposição oferece ao espectador conhecer imagens cujas intensidades ultrapassam ao normal. Numa única obra o público pode ver tudo e, ao mesmo tempo, somente o que ele quiser. Com seus olhos ele pode passear na imagem, ver de perto um detalhe, como aqui a direita, mover-se para trás para vê-la em sua totalidade, construindo assim a sua própria história da obra.



Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro

O Museu Histórico Nacional, criado em 1922, é um dos mais importantes museus do Brasil, reunindo um acervo de mais de 348.515 itens, entre os quais a maior coleção de numismática da América Latina. O conjunto arquitetônico que abriga o Museu se desenvolveu a partir do Forte de Santiago, na Ponta do Calabouço, um dos pontos estratégicos para a defesa da cidade do Rio de Janeiro. Praça Marechal Âncora, s/nº Próximo à Praça XV 20021-200 – Centro – Rio de Janeiro RJ – Brasil

Videos da Exposição

Exposiçao Hiperfoto-Rio no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro

Ate 20 de setembro 2015, no contexto das celebrações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, o Museu Histórico Nacional inaugura no dia 18 de agosto, a exposição “Hiperfoto-Rio”, do fotógrafo francês Jean François Rauzier. A mostra apresenta 31 imagens deslumbrantes de paisagens, da arquitetura e ambientes do Rio de Janeiro elaboradas através de uma técnica autoral jamais antes vista.

Ver mais

 

“City Never Sleeps” é a maior obra realizada pelo artista Jean-François Rauzier

Propõe um caminho de 1 km na cidade de Nova Iorque. Feita com mais de 80.000 fotografias reunidas, foi apresentada nesse ano na estação de trem Austerlitz em Paris com uma instalação com mais de 70 m de largura.

Esse vídeo apresenta esse projeto. “City Never Sleeps” nasceu de uma colaboração entre Jean-François Rauzier e o rapper americano Beat Assailant. Foi uma performance digital com projeção de 360° durante um show na Gaité Lyrique em Paris.

Ver mais

 

60 segundos para apresentar 31 obras

Video inédita do fotógrafo francês Jean François Rauzier mostra uma “hiperpaisagem carioca” jamais antes vista!

Em homenagem a Rio450 exposição inédita do fotógrafo francês Jean François Rauzier mostra uma “hiperpaisagem carioca” jamais antes vista.

A exposição ambientada no Museu Histórico Nacional de 18 de agosto a 20 de setembro abre a turnê do artista no Brasil que conta com mostras em São Paulo, Salvador e Brasília.

Ver mais

Noticias

Eu os convido a buscar nesta exposição carioca a metáfora de uma poesia, que ritma uma emoção musical, nessas “hiperfotos” que brincam com nossa memória em um jogo que os cubistas inventaram há um século, e que Rauzier “pixeliza” em um renascimento digital e conectado, como a foto da Biblioteca Nacional por ora visível no site da internet.

Leia mais

 

Uma caminhada em Paris

1511Ballade_ParisDepois de Detroit, Jean-François Rauzier esta realizando « une ballade de Paris ». Voce pode olhar mais detalhe aqui : http://www.hyper-photo.com/ballades/extrait_bourse_reaumur/index.html

Leia mais

Quebra-Cabeça Carioca na revista GOL

1510RevistaGol3 1510RevistaGol2 1510RevistaGOL1

Leia mais

Conheça a técnica de hiperfotografias

Cristo2Fotógrafo francês traz para sua mostra fotográfica uma nova técnica onde desenvolve as hiperfotografias. O fotógrafo francês Jean François Rauzier desenvolve uma técnica autoral jamais antes vista produzindo incríveis hiperfotografias. Essas imagens passam por um longo e complexo processo de criação, são manipuladas em computador e algumas delas alcançam um volume que pode sugerir uma escultura bidimensional. A obra de Rauzier dialoga com o cubismo, o mosaico, o surrealismo, o barroco e a escultura bidimensional com muita intensidade onde depois de impressas em formatos enormes, suas imagens intensificam o mundo sobre o qual ele lança seu olhar. Com o computador ele fabrica uma hipercolagem onde em cada uma de suas obras são reunidas inúmeras imagens fotografadas durante suas viagens, criando uma espécie de casamento entre o macro e o micro, o virtual e o real assim como o imaginário.

Leia mais

Jantar homenageia fotógrafo francês Jean François Rauzier

Thumbnail for 991
                      O fotógrafo francês Jean François Rauzier foi homenageado em um jantar, em Agosto passado, no restaurante Les Jardins de Rio, no Cosme Velho. O artista acaba de inaugurar, no Museu Histórico Nacional, a exposição “Hiperfoto-Rio”, que ficou em cartaz até o dia 20 de setembro. Próxima mostra do Rauzier em Brasilia, Abril 2016. Confira nas fotos de Marco Rodrigues.

Leia mais

Jean François Rauzier – Hiperfoto-Rio – RIO SHOW

Historias-2014-120x200A mostra apresentou 31 imagens de paisagens e arquitetura cariocas, além da exibição do vídeo “City never sleeps”, um teaser de 60 segundos sobre uma hiperfoto de 1km de Nova York. Manipuladas em computador, algumas delas, inclusive, alcançam um volume que pode sugerir uma escultura bidimensional. A obra de Jean François Rauzier dialoga com o cubismo, o mosaico, o surrealismo, o barroco e a escultura bidimensional. Para esta exposição, o fotógrafo capturou mais de oito mil imagens em outubro 2014 na cidade do Rio de Janeiro. O artista pesquisa a técnica da hiperfoto desde 2002.

Leia mais

Depois do Rio que fecha hoje, francês vai fazer hiperfotos de Brasília

Thumbnail for 1002O fotógrafo Jean François Rauzier esta trabalhando para preparar exposição de Hiperfoto de Brasília em Abril 2016. Hoje a exposição carioca encerra 31 obras nesse ultimo dia no MHN. O fotógrafo viajou para Brasília, onde vai fazer suas hiperimagens da capital, com a técnica que desenvolveu e dá a impressão das imagens se destacarem do fundo, como se fosse bidimensionais. Depois, abre exposição por lá. Em seguida, faz o mesmo em Salvador. Veja algumas fotos na Galeria. Thumbnail for 963

Leia mais

Jean François Rauzier encerra exposição no Museu Histórico Nacional

#2 Bâtisseurs 2012–150x250cmA exposição “Hiperfoto-Rio“, do fotógrafo francês Jean François Rauzier, em homenagem aos 450 anos da nossa cidade, vai fechar amanha, no Museu Histórico Nacional. Com 31 imagens de paisagens, arquitetura e ambientes da cidade, a mostra foi realizada com mais de 8 mil fotos produzidas pelo francês no ano passado… Através de uma técnica original, Rauzier manipula paisagens em computador, que adquirem um volume bidimensional para quem vê. Um espetáculo! Os cliques são de Marco Rodrigues!

Leia mais

Exposição de Jean François Rauzier encerra Domingo no Museu Histórico Nacional

Vermelho 2014 (as sereias do Rio)-150x250 Segundo a Phox, Exposição de Jean François Rauzier homenageia os 450 anos da Cidade Maravilhosa. A “Hiperfoto-Rio” do fotógrafo Jean François Rauzier apresenta 31 imagens deslumbrantes de paisagens da arquitetura e ambientes do Rio de Janeiro elaboradas através de uma técnica autoral jamais vista.  Para serem produzidas, as hyperfotografias de Rauzier passam por um processo longo e complexo.  Manipuladas em computador, algumas delas, inclusive, alcançam um volume que pode sugerir uma escultura bidimensional.   Além das hiperfotos, o vídeo “City Never Sleeps” 2015 – um video teaser de 60s sobre uma hiperfoto de 1km, uma travessia de nova York, também compõem a mostra.

Leia mais

Fotógrafo francês inaugura exposição em homenagem ao Rio

 
Cristina Vianna João, Beatriz Caldeira, Jean François Rauzier, Giovana Zimermann e Paulo Knauss

Cristina Vianna João, Beatriz Caldeira, Jean François Rauzier, Giovana Zimermann e Paulo Knauss

A exposição “Hiperfoto-Rio“, do fotógrafo francês Jean François Rauzier, em homenagem aos 450 anos do Rio, foi inaugurada nesta segunda-feira (17/08), no Museu Histórico Nacional. Com 31 imagens de paisagens, arquitetura e ambientes da cidade, a mostra foi realizada com mais de 8 mil fotos produzidas em outubro do ano passado pelo francês. Através de uma técnica original, Rauzier manipula paisagens em computador, que adquirem um volume bidimensional para quem vê. Além das imagens em exibição, com curadoria de Marc Pottier, o fotógrafo idealizou um trabalho coletivo com a participação dos brasileiros. Qualquer pessoa de qualquer lugar do país pode participar com uma foto, basta consultar o regulamento e enviar a imagem para http://www.hiperfoto-brasil.com antes do dia 20 de setembro de 2015, quando a exposição do encerra no Museu. Veja fotos na Galeria.

Leia mais

Fotógrafo francês retrata o Rio de Janeiro em hiperfotografias

Thumbnail for 1000Em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro, o Museu Histórico Nacional inaugura nesta terça-feira a exposição “Hiperfoto-Rio”, do fotógrafo francês Jean François Rauzier. A mostra apresenta 31 imagens deslumbrantes de paisagens, da arquitetura e outros ambientes da cidade, elaboradas por meio de uma técnica autoral jamais vista, na qual a mesma imagem é fotografada várias vezes e reconstruída em uma nova. Desta maneira, o público pode passear na imagem, ver de perto um detalhe, ou mover-se para trás para vê-la em sua totalidade, construindo assim a sua própria história da obra. Confira!

Leia mais

Exposição reúne imagens do Rio em técnica similar aos mosaicos

Disposiçao na parede   A cidade é dividida em pedacinhos pelo artista parisiense Jean-François Rauzier, em mostra no Museu Histórico Nacional ate Domingo! Não Perca! O Rio nunca se viu desse jeito. Com trabalhos que lembram mosaicos, com grande carga autoral e todos eles inéditos, Jean-François Rauzier propõe uma nova forma de olhar a cidade em Hiperfoto, exposição aberta desde Julho no Museu Histórico Nacional (MHN), no Centro. São 31 imagens da arquitetura carioca e de nossa paisagem urbana.

Leia mais

Mostra no Museu Histórico Nacional apresenta obras de artista francês com um olhar sobre o Rio

                  Os quadros possuem um toque de realismo fantástico! Imagine um grande cartão-postal da cidade, juntando num mesmo cenário o prédio do Ministério da Fazenda, sobrados abandonados da Lapa, o Paço Imperial, a Igreja da Glória, muros grafitados, o bonde de Santa Teresa e centenas de ambientes, edifícios e detalhes arquitetônicos do Rio a perder de vista. Esta mistura de imagens, dos mais variados bairros, pode ser admirada num só quadro, a obra Veduta, peça de abertura da exposição “Hiper-Rio”, do francês Jean-François Rauzier, em exibição ate 20 de setembro no Museu Histórico Nacional, na Praça Quinze.

Leia mais

Das Artes : Hiperfoto-Rio | Jean François Rauzier –

Gabinete-135x200cmNo contexto das celebrações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, o Museu Histórico Nacional inaugura no dia 17 de agosto, segunda-feira, a exposição “Hiperfoto-Rio”, do fotógrafo francês Jean François Rauzier. A mostra apresenta 31 imagens deslumbrantes de paisagens da arquitetura e ambientes do Rio de Janeiro elaboradas através de uma técnica autoral jamais vista.

Leia mais

Jean-François Rauzier, um escultor bidimensional

 
Gilberto de Abreu

Gilberto de Abreu

Em entrevista exclusiva ao Supergiba, o francês Jean-François Rauzier explica o conceito de hiperfotografia e diz que os detalhes tornam as cidades únicas.

Leia mais

Mostra ‘Hiperfoto-Rio’ apresenta arquitetura da cidade

Um atrativo da mostra é que o público pode participar da construção de uma das obras Leia mais : https://catracalivre.com.br/rio/dica-da-neosa/barato/mostra-hiperfoto-rio-apresenta-arquitetura-da-cidade/

Leia mais

Exposiçao Hiperfoto-Rio no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro

Exposiçao Hiperfoto-Rio no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro

Ate 20 de setembro 2015, no contexto das celebrações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, o Museu Histórico Nacional inaugura no dia 18 de agosto, a exposição “Hiperfoto-Rio”, do fotógrafo francês Jean François Rauzier.

Leia mais

A magia do vernissage 17 de Agosto

0817FAIXA_MHN

Leia mais

Lembrança do Vernissage dia 17 de Agosto

Jean François Rauzier 2 O artista Jean-François Rauzier vira Padre na frente do Cristo!

Leia mais

O Museu Nacional da República seria um bom espaço em 2016

DSC00450 Jean-François Rauzier acabou de fotografar a capital de JK hoje. Quarenta oito mil cliques em 4 dias! Oscar Niemeyer e outros engenheiros serão homenageados no fim do verão 2016 em Brasilia. Esperamos mais de 30 hiperfotos deslumbrante! O fotografo francês chegou hoje em Sao Paulo para visitar a SP-Arte e observar os predios da capital econômica.

Leia mais

“City Never Sleeps” é a maior obra realizada pelo artista Jean-François Rauzier

City Never Sleeps” é a maior obra realizada pelo artista Jean-François Rauzier que propõe um caminho de 1 km na cidade de Nova Iorque. Feita com mais de 80.000 fotografias reunidas, foi apresentada nesse ano na estação de trem  Austerlitz em Paris com uma instalação com mais de 70 m de largura.

Esse vídeo apresenta esse projeto. “City Never Sleeps” nasceu de uma colaboração entre Jean-François Rauzier e o rapper americano Beat Assailant. Foi uma performance digital com projeção de 360° durante um show na Gaité Lyrique em Paris.

Leia mais

Entramos hoje no Museu Histórico Nacional

A equipe de KDB Partners entra hoje no Museu para  preparar a exibição. Veja aqui « KaleiRio », uma obra inédita carioca do Rauzier que não será exibida no Museu Histórico nacional dia 18 de Agosto… Da para reconhecer o lugar? KaléiRio 2014 -  140 x 200cm

Leia mais

O Cristo 7 do Rauzier, deitado sobre a Hipercomunidade

Cristo9Chamo a atenção para a foto onde o Cristo está deitado sobre a “Hipercomunidade”, como se ele se juntasse à sua sombra ou abandonasse sua verticalidade radiante para estender-se em um “abraço” eterno com os cariocas.

Leia mais

Hiperfoto?

longue histoire 1Pensemos a definição de “hiper”: prefixo, do grego huper, “sobre”, indicando uma posição superior no espaço, uma intensidade ou uma propriedade superior à normal. A palavra “intensidade” se adéqua perfeitamente às obras deste artista. Suas fotografias, impressas em formatos enormes, intensificam o mundo sobre o qual ele lança seu olhar. Com o computador, ele fabrica uma hipercolagem na qual em cada uma de suas obras são reunidas inúmeras imagens fotografadas durante suas viagens, criando uma espécie de casamento entre o macro e o micro, o virtual e o real. Desta maneira, ele nos mostra uma versão original e excepcional das cidades, das paisagens e dos assuntos que aborda. Marc Pottier – Curador

Leia mais

31 imagens de paisagens, da arquitetura e ambientes do Rio de Janeiro

0804LogoHiperfotoA mostra apresenta 31 imagens deslumbrantes de paisagens, da arquitetura e ambientes do Rio de Janeiro elaboradas através de uma técnica autoral jamais antes vista. Para serem produzidas as hiperfotografias de Rauzier passam por um processo longo e complexo.

Leia mais

Agenda

O fotografo Jean-François Rauzier chegara no Rio de Janeiro dia 13 de agosto para encontrar midias e alunos da Aliança Francesa para um Bate-Papo em botafogo. O artista participará da abertura da primeira exposição Hiperfoto-Rio, dia 17 de agosto no Museu Histórico Nacional , RJ. Abertura é programada dia 17 de Agosto, so com convites. Para ganhar convite, upload uma foto de predio do seu bairo; janela, grafiti, parede… na pagina do jogo da foto coletiva!

Leia mais

 

Recebe convite para abertura da exposição dia 17 de agosto, com presença do artista

veduta_rio_5Exposição do fotógrafo Jean-François Rauzier sobre uma homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro no Museu Histórico Nacional dia 17 de Agosto 2015. Envie seu email abaixo!

Leia mais

31 imagens de paisagens, da arquitetura e ambientes do Rio de Janeiro

0804LogoHiperfotoA mostra apresenta 31 imagens deslumbrantes de paisagens, da arquitetura e ambientes do Rio de Janeiro elaboradas através de uma técnica autoral jamais antes vista. Para serem produzidas as hiperfotografias de Rauzier passam por um processo longo e complexo.

Leia mais